Primeira tattoo

domingo, 18 de março de 2012

    Koi (do japonês, carpa) é um símbolo de boa sorte, prosperidade e força para alcançar seus objetivos, sendo conhecido no japão como rei do rio. Os samurais do período Muromachi (1336-1573) admiravam a bravura destes peixes diante da lâmina da faca, aceitando seu destino com honra, sendo chamados de peixe-samurai. 

 Fonte: Cacau tattoo

   Também é celebrado durante o festival do meninos (Tango no Sekku) no dia 5 de março onde são hasteadas carpas coloridas feitas de papel ou pano (koinobori), sendo uma para representar cada rapaz da casa e a maior, preta, para o pai. Os koinobori representam o desejo da família de que seus filhos cresçam fortes e vigorosos.

 (Koinobori) Fonte: wikipedia.com

   Na china, existe a lenda de uma carpa que viu o topo da montanha Jishishan e decidiu ir alcançá-la. Nadou o rio Amarelo (Huang Ho) acima , escalando correntezas e cachoeiras e não as deixando atrapalharem seu caminho. Quando alcançou o topo, lá havia o mítico “Portão do Dragão" (Longmen) e o saltando se transformou em dragão. Acredita-se que diversas cachoeiras e cataratas na China poderiam ser a localização do Portão do Dragão. Esta lenda é usada como uma representação simbólica para o esforço necessário afim de superar obstáculos e conseguir o sucesso (wikipedia.com).

Fonte: Cacau tattoo
 
   Por todos esses significados resolvi fazer em minha primeira tatuagem, um koi. Representa tanto uma coroação ao término do mestrado, como uma lembrança dos desafios que ainda estão por vir até eu alcançar o Longmen...próximo objetivo, ser concursado! ;D




Nenhum comentário:

Postar um comentário